top of page

jacobsen arquitetura

  • Foto do escritor: ACR 113
    ACR 113
  • 18 de out. de 2022
  • 15 min de leitura

Atualizado: 19 de out. de 2022


APRESENTAÇÃO

O Escritório Jacobsen Arquitetura, fundado em 2012 por Paulo Jacobsen, teve início no Rio de Janeiro, em parceria com seu filho Bernardo Jacobsen, e Edgar Murata. Com berço em uma cidade litorânea e cercada pela natureza, a arquitetura do escritório tem grande influência da arquitetura tropical, sendo uma de suas grandes premissas a integração de seus projetos com a natureza existente in loco. Além disso, a experiência internacional de Bernardo na Europa e Ásia trouxe técnicas que são abarcadas e servem de inspiração em seus projetos. Hoje, o escritório possui sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e uma em Portugal, projetando para o Brasil e para diversos outros países. Com mais de 40 anos de atuação, Paulo Jacobsen já assinou mais de 80 projetos, e foi eleito, em 2001, como um dos 100 arquitetos mais importantes do mundo pela Architectural Digest, e, em 2011, um dos designers mais influentes do mundo pela revista Wallpaper.

ree

Figura 1: Sede do escritório em São Paulo, Brasil. Acesso em outubro de 2022.


ree

Figura 2: Sede do escritório no Rio de Janeiro, Brasil. Acesso em outubro de 2022.


ree

Figura 3: Sede do escritório em Lisboa, Portugal. Acesso em outubro de 2022.



EQUIPE

A equipe é composta pelos três sócios Paulo Jacobsen, o sócio fundador, Bernardo Jacobsen e Edgar Murata, além de 8 gerentes de projetos fixos: Marcelo Vessoni, Christian Rojas, Fernanda Maeda, Francisco Rugeroni, Jinny Yim, Marcela Guerreiro, Marcela Siniauskas e Marina Budib, espalhados por suas 3 sedes.


PAULO JACOBSEN

É um arquiteto brasileiro nascido em 10 de agosto de 1954 no Rio de Janeiro, RJ. Graduou-se em 1975 pelo Instituto Metodista Bennett. Durante sua graduação, fez estágio com os arquitetos brasileiros Indio da Costa, pelo período de dois anos, e logo depois, com o urbanista e paisagista Fernando Chacel. Cursou em Londres fotografia na Politecnic School of London. Em seguida, após essa temporada em Londres, retornou ao Brasil como estagiário no escritório do arquiteto Sérgio Bernardes. Paulo fundou seu primeiro escritório, Cláudio Bernardes & Jacobsen Arquitetura, juntamente com Cláudio Bernardes - o filho de Sérgio Bernardes, anos mais tarde, em 1997. Após o falecimento precoce de seu sócio, Cláudio Bernardes, em 2001, Paulo associa-se a Tiago - o filho de Cláudio, para iniciar um novo escritório, Bernardes + Jacobsen, nessa fase, contou também com a participação do arquiteto Miguel Pinto Guimarães por dois anos. Em decorrência da saída de Miguel no ano de 2007, o arquiteto Bernardo Jacobsen - filho de Paulo, integra-se ao escritório. Posteriormente, em 2012, a sociedade com Thiago Bernardes é desfeita dando início ao escritório atual, Jacobsen Arquitetura, composto pelos sócios Paulo e Bernardo Jacobsen e Edgar Murata.

ree

Figura 4: Fotografia Paulo Jacobsen. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/escritorio-arquitetura-sp-rj/



BERNARDo JACOBSEN

Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005 trouxe sua experiência internacional para o escritório após trabalhar com Christian de Portzamparc em Paris e de Shigeru Ban no Japão. Bernardo já teve participação na Exposição New Nine- Emerging Architecture from Brazil, evento realizado no museu de Arquitetura em Frankfurt, na Alemanha, e também ministrou uma palestra na SFA- Société Française des Architectes.

ree

Figura 5: Fotografia Bernardo Jacobsen. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/escritorio-arquitetura-sp-rj/



EDGAR MURATA

Nascido em 1980 em São Paulo, Edgar é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Teve grande participação nos projetos de Paulo Jacobsen desde 2004, porém só em 2012 integrou-se a ele na formação do escritório juntamente com Bernardo. É perceptível ver nos elementos presentes nos projetos do escritório a influência da cultura japonesa trazida por Murata. Logo, devido a essa experiência de quarenta anos de Paulo Jacobsen, associada às habilidades desenvolvidas por Bernardo na Europa e também a influência da cultura japonesa de Edgar na produção arquitetônica fez com que o escritório recebesse destaque em seus projetos no Brasil e no mundo. Exemplo evidente pode ser comprovado pelo projeto Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR-RJ) o qual foi escolhido como um dos 100 projetos mais importantes do ano pela publicação Architecture Now.

ree

Figura 6: Fotografia Edgar Murata. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/escritorio-arquitetura-sp-rj/



Arquitetura

A arquitetura de Jacobsen trabalha de forma a promover uma intensa integração entre o ambiente construído e seu contexto natural utilizando de um estilo tropical, muito influenciado pelo Rio de Janeiro, e por raízes coloniais e indígenas, com base em aspectos modernistas, de acordo com a própria biografia do escritório. Tais características podem ser percebidas em seus projetos que associam espaços contínuos a beirais e venezianas, telhados em palha à estruturas metálicas e coberturas ajardinadas às construções em madeira. A aproximação entre o terreno, a análise do contexto e o uso de materiais naturais como madeira, bambu, pedra e água são elementos muito presentes na arquitetura do escritório incorporando o real conceito de sustentabilidade em seus projetos. Com a busca da incorporação do edifício às condições ambientais locais é perceptível como tanto o interior quanto o exterior se integram ao meio de forma fluída, leve e transparente. É importante dizer também que outra característica importante que promove essa integração é o uso predominante de vidro e estruturas metálicas promovendo transparência e iluminação do ambiente. Proporcionando muita luminosidade, leveza estrutural e fluidez nos ambientes, de modo a constituir uma linguagem estética contemporânea.

Inspirada na arquitetura orgânica e na arquitetura de meados do século XX são características de sua arquitetura: fluxos livres, ventilação cruzada, integração com natureza, amplos espaços ao ar livre, uso de pavilhões (estruturas muito compridas e largas) para promover a horizontalidade, a iluminação dupla, pé direito duplo (como salas e zonas de circulação como halls e escadas) e janelas duplas, em "esquina" (como em suítes máster e salas de jantar).

ree

Figura 7: Residência MAA. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-maa/


Embora tenha feito projetos em diversas áreas, inclusive edifícios públicos, o destaque da arquitetura de Jacobsen é sem dúvida a arquitetura residencial, mais precisamente de lazer.


“A arquitetura deve estar intimamente relacionada à personalidade e modo de vida do cliente, em plena harmonia com o entorno de forma atemporal. A ideia é que a arquitetura desapareça na paisagem.”

PAULO JACOBSEN


ree

Figura 8: Residência ANM. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-anm-2/



LOCAIS DE ATUAÇÃO

Atualmente o escritório Jacobsen Arquitetura possui sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa. Ele emprega em torno de 20 arquitetos e desenvolve projetos em todo o mundo, marcando presença no Brasil, Estados Unidos, Fiji, Ilha de São Vicente e Granadinas, Turks e Caicos, Cabo Verde, Marrocos, Portugal, Catar, Taiwan e Austrália.



projetos

A arquitetura de Jacobsen tem foco principalmente em projetos residenciais de alto padrão, totalizando 37 finalizados pelo escritório. Além disso, o autor também conta com alguns projetos comerciais, como hotéis e resorts.


RESIDÊNCIA JKO, São Paulo - SP - 2012

RESIDÊNCIA MDT, Porto Feliz - SP - 2012

MUSEU DE ARTE DO RIO, Rio de Janeiro – RJ - 2013

ree


Figura 9: Museu de arte do Rio. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/mar-museu-de-arte-do-rio/




RESIDÊNCIA RS, Trancoso - BA - 2013

RESIDÊNCIA SW, Porto Feliz - SP -2013

LOJA GILDA MIDANI, Jardim Paulista - SP -2013

ree


Figura 10: Loja Gildamidani. Acesso em outubro de 2022.





CENTRO CULTURAL TAICHUNG, Taiwan -2013

RESIDÊNCIA GS, Itu - SP - 2013

ree


Figura 11: Residência GS. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-gs/





RESIDÊNCIA FB, Porto Feliz - SP -2013

RESIDÊNCIA RSC, Porto Feliz - SP - 2014

RESIDÊNCIA CAA, Angra dos Reis - RJ - 2014

RESIDÊNCIA CA, Bragança Paulista - SP - 2014

RESIDÊNCIA RT, Paraty - RJ - 2014

RESIDÊNCIA CN, Guarujá - SP - 2014

RESIDÊNCIA MLA, São Paulo - SP - 2014

RESIDÊNCIA SM, Guarujá - SP - 2014

RESIDÊNCIA AF, São Paulo - SP - 2014

CAMPO OLÍMPICO DE GOLFE, Rio de Janeiro – RJ - 2015

ree


Figura 12: Campo Olímpico de Golfe. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/sede-do-campo-olimpico-de-golfe/




POUSADA LITERÁRIA, Paraty - RJ - 2015

ree


Figura 13: Pousada Literária. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/pousada-literaria/




RESIDÊNCIA BF, São Paulo - SP - 2015

RESIDÊNCIA AB, Angra dos Reis - RJ - 2016

RESIDÊNCIA JE, São Paulo - SP - 2016

RESIDÊNCIA GAF, São Paulo - SP - 2016

RESIDÊNCIA RLW, Guarujá - SP - 2016

RESIDÊNCIA OS, São Paulo - SP - 2016

ree


Figura 14: Residência OS. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-os/





APARTAMENTO FB, São Paulo - SP - 2017

RESIDÊNCIA MH, Guarujá - SP - 2017

RESIDÊNCIA RL, Bragança Paulista - SP - 2017

RESIDÊNCIA FL, Bragança Paulista - SP - 2017

ree

Figura 15: Residência FL. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-fl/




RESIDÊNCIA CMA, Angra dos Reis - RJ - 2019

RESIDÊNCIA PS, São Paulo - SP - 2019

CONDOMÍNIO PULSE OFFICES, Jardim Botânico - RJ - 2019

ree

Figura 16: Condomínio Pulse Offices. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/pulse-offices/





RESIDÊNCIA ANM, Austrália - 2019

ree


Figura 17: Residência ANM. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-anm-2/




APARTAMENTO MER, São Paulo - SP - 2019

RESIDÊNCIA NB, Angra dos Reis - RJ - 2019

RESIDÊNCIA MS, São Paulo - SP - 2019

EDIFÍCIO GUILHERMINA, Rio de Janeiro – RJ - 2020

RESIDÊNCIA RN, Itaúna - MG - 2020

ree



Figura 18: Residência RN. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-rn/









RESIDÊNCIA MAA, São Paulo - SP - 2020

ree


Figura 19: Residência MAA. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-maa/




RESIDENCIAL UBÁ, São Paulo - SP - 2020

APARTAMENTO MEC, São Paulo - SP - 2020

ree


Figura 20: Apartamento MEC. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/apartamento-mec/



RESIDÊNCIA DJB, Porto Feliz - SP - 2020

RESIDÊNCIA MJE, São Paulo - SP - 2021

ree

Figura 21: Residência MJE. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-mje/




RESIDÊNCIA CL, Bragança Paulista - SP - 2021

RESIDÊNCIA LR, Porto Feliz - SP - 2021

EDIFÍCIO NUBE, São Paulo - SP - 2021

RESIDÊNCIA RFD, São Paulo - SP - 2021

RESIDÊNCIA YJD, Piracaia - SP - 2021

ree

Figura 22: Residência YJD. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-yjd/





premiações

2002: Architecture Digest (Ad): Claudio Bernardes & Jacobsen São Eleitos Um Dos 100 Arquitetos Mais Importantes Do Mundo;

2006: Bernardes & Jacobsen Participam Da Exposição "Encore Moderne" Em Paris;

2008: Segundo Colocado Na Concorrência Do Museu Da Imagem E Do Som (Mis) No Rio De Janeiro;

2009: Bernardes & Jacobsen São Premiados pelo Instituto De Arquitetos Do Brasil (Iab).

2010: Bernardes & Jacobsen São Premiados Na Bienal Internacional De Arquitetura Em São Paulo;

2011: Prêmio Globo Talentos;

2011: Wallpaper: “Bernardes & Jacobsen” são eleitos uma das 100 pessoas mais influentes do mundo;

2013: Prêmio Veja Rio: Paulo Jacobsen É Eleito O Carioca Do Ano, Categoria Arquitetura;

2013: Nove Novos (Neun Neue) – Emerging Architects From Brazil. Frankfurt;

2014: Vencedor Do Prêmio Architizer A+ Awards 2014 – Categoria Museu, Voto Popular (Museu De Arte Do Rio);

2015: Exposição Casa Cidade Mundo – Centro De Arte Hélio Oiticica – Rio De Janeiro;

2018: Palestra la société Française des Architectes em Paris com o tema: Uma Visão do Paraíso.



obras futuras

Atualmente, o escritório possui 10 projetos em andamento, e é notória a evolução do aspecto contemporâneo em seus projetos com o passar dos anos e as inovações tecnológicas, além da maior leveza nos projetos.

Abaixo, é possível observar a comparação entre o primeiro projeto residencial de Paulo Jacobsen, em 1991, e o último assinado pelo escritório, a Residência YJD. Naquele observa-se que sua arquitetura já é disruptiva e carrega grande influência modernista, porém emprega grandes estruturas metálicas em sua composição. Em contraponto, a Residência YJD emprega principalmente a madeira, o que traz muita leveza ao projeto, além da descontinuidade entre o primeiro e segundo andar, dando plasticidade, movimento e composição à obra. Em última análise, verifica-se esta como sendo uma tendência do escritório, que vem ganhando cada vez mais identidade e notoriedade no Brasil e no mundo.

ree






Figura 23: Residência YJD (mais atual de todas). Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-yjd/


ree

Figura 24: Residência WS, primeiro projeto de Paulo Jacobsen, 1991. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://jacobsenarquitetura.com/projetos/residencia-ws/




análise das obras


RESIDÊNCIA RT


FICHA TÉCNICA:

Localização: Paraty, Rio de Janeiro, Brasil.

Tipologia de uso: Residencial.

Padrão Arquitetônico: Contemporâneo

Ano: 2014

Área do terreno: 1.000,00 m²

Área construída : 470,00m²

Autores : Paulo Jacobsen e Bernardo Jacobsen

Equipe : Edgar Murata, Jaime Cunha Jr, Christian Rojas, Veridiana Ruzzante

Autor (Interiores) : Eza Viegas (Jacobsen Arquitetura)

Equipe (Interiores) : Heloísa Zarpelon, Isabel Benoliel, Caroline de Oliveira

Paisagismo : Renata Tilli

Iluminação : Lightworks

Instalações Elétricas E Hidráulicas : GRAU Engenharia

Telhado : Oscar Massao Kawaguti

Esquadrias De Madeira : Oficina de Marcenaria

Estrutura : EDATEC Engenharia

Construção : SC Consult / Paraty Engenharia

Fotos: Pedro Kok


A casa RT se localiza em um condomínio à beira mar em uma praia da cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Concebida como residência familiar, a casa se dispõe em um terreno de 1.000,00 m² com 470,00 m² de área construída. O projeto teve como objetivo conceitual a elaboração de uma residência de dois pavimentos cuja estética aparentasse térrea. Assim, foi necessária intervenção no terreno natural, apesar deste não possuir grandes irregularidades. Para a realização do proposto, o pavimento de acesso foi elevado 1,5 metros do nível do solo, fator que possibilitou a criação de um pavimento enterrado a meio nível. Ao ser observado externamente, esse desnível entre o pavimento e o solo cria a sensação de que a casa paira sobre a vegetação.

ree

Figura 25: Fachada frontal da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: http://www.pedrokok.com/rt-house-in-rio-de-janeiro-brazil/

ree

Figura 26: Corte longitudinal e corte transversal da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/759547/residencia-rt-jacobsen-arquitetura/5746ea23e58ecebb96000296-residencia-rt-jacobsen-arquitetura-cortes


Em relação à espacialidade, a casa possui dois volumes retangulares, de dimensões aproximadas, dispostos paralelamente mas com certo deslocamento entre si. A união desses blocos se faz pelo encontro dos beirais, gerador do espaço de distribuição da circulação na residência. A estrutura do beiral é baseada em uma malha reticulada em madeira laminada colada com um vidro sobreposto, fator esteticamente marcante na arquitetura, mas que também exerce funcionalidade ao possibilitar uma iluminação zenital no local.

ree

Figura 27: Vista isométrica da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/759547/residencia-rt-jacobsen-arquitetura/5746ea23e58ecebb96000296-residencia-rt-jacobsen-arquitetura-cortes


Internamente, a partir do hall ocorre a distribuição da residência. No pavimento térreo, encontram-se as áreas sociais e íntimas, dispostas cada uma em um volume. Já no pavimento inferior estão alocadas as áreas de serviço e lazer. A cobertura é em telha cerâmica, no entanto, devido seu extenso beiral de madeiramento reto, há a impressão de uma cobertura plana. Os materiais predominantes no projeto são o concreto, principalmente na parte estrutural, o metal, com vigas e colunas, e a madeira, na estrutura da cobertura e nos acabamentos.

ree

Figura 28: Vista da piscina da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.

ree

ree

Figuras 29 e 30: Plantas de ambos os pavimentos da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.


A ligação entre a rua e a residência se faz por meio de uma rampa, no final dessa se localiza a garagem e a entrada principal da casa. Por uma escada ao lado da garagem, se tem acesso ao hall, situado entre os dois blocos retangulares do pavimento térreo. O hall é responsável pela distribuição da circulação por toda a casa. Desse modo, através de uma escada que se localiza em seu eixo há o acesso ao pavimento inferior onde se encontra a área de serviço e lazer, há também acesso para as áreas íntima e social, estas localizadas no mesmo nível porém em lados opostos.

ree
ree

Figuras 31 e 32: Vista externa frontal e vista interna do hall, respectivamente, da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.

Disponível em: http://www.pedrokok.com/rt-house-in-rio-de-janeiro-brazil/


Ao descer a escada, sentido pavimento inferior, tem-se a clara separação dos ambientes, à direita se encontra o setor de lazer e à esquerda o setor de serviços. O primeiro é composto por home theater, sauna, sala de ginástica e uma área técnica. Já na área de serviço é constituída por rouparia, lavanderia, banheiro e dormitório de serviço, caixa d'água e um depósito. É válido ressaltar que, apesar do pavimento em questão estar meio nível enterrado, ele foi planejado a fim de contar com iluminação e ventilação natural. De volta ao pavimento térreo, no volume disposto à esquerda se encontra o setor íntimo e à direita o social. No íntimo se encontram as cinco suítes da residência, uma como suíte master e as restantes se diferenciam apenas pela disposição dos banheiros. Aqui, vale enfatizar a presença, em todo o setor, de amplas aberturas voltadas para o jardim e protegidas por brises verticais em madeira carbonizada. Já no social estão alocados a cozinha, a despensa, um lavabo, a sala de jantar e estar. É válido destacar que a sala se desprende do nível dos volumes e se assenta no terreno, fato gerador de um pé direito mais alto no ambiente. Há também uma piscina contínua à sala de estar, cujo formato triangular foi determinado pelos limites da construção.

ree
ree

Figuras 33 e 34: Vistas da sala de estar da Residência RT. Acesso em outubro de 2022.



RESIDÊNCIA gaf


FICHA TÉCNICA:

Localização: São Paulo, Brasil.

Tipologia de uso: Residencial.

Padrão Arquitetônico: Contemporâneo

Ano: 2016

Área construída : 1660m²

Autores : Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen e Edgar Murata.

Equipe : Marcelo Vessoni, Jaime Cunha Jr., Christian Rojas, Henrique Vetro e Maya Leal.

Autor (Interiores) : Jacobsen Arquitetura (Tatiana Kamogawa, Mariana Ferretti).

Paisagismo : Bonsai Paisagismo

Iluminação : Maneco Quinderé

Instalações Elétricas E Hidráulicas : GRAU Engenharia

Telhado : Oscar Massao Kawaguti

Esquadrias De Madeira : Oficina de Marcenaria

Esquadrias De Alumínio: Snaldi

Estrutura : Leão e Associados

Construção : Alle Engenharia

Fotos: Fernando Guerra


O projeto situa-se na região Centro-Sul da cidade de São Paulo, numa área de elevado padrão econômico. O terreno da edificação é plano, alinhado com a rua. Para a concepção do projeto, os arquitetos precisaram atender algumas demandas principais dos moradores, isto é, uma divisão funcional dos pavimentos, alocando a garagem e áreas de serviço no subsolo, as áreas comuns como cozinha, sala e varandas no piso térreo e quartos e escritórios no andar superior. A residência foi construída para um casal e seus três filhos. Conforme a descrição do próprio site dos arquitetos, o projeto buscava aproveitar ao máximo a área do terreno, mantendo um jardim amplo, preservando a privacidade da casa e a insolação favorável.

ree

Figura 35: Vista traseira da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


Assim, a solução escolhida para o projeto, foi a de um volume em L para a casa, utilizando o limite frontal e de uma lateral, de modo que o jardim e a piscina estão posicionados para a área de maior insolação do terreno, bem como uma das laterais. Com isso, os arquitetos buscavam estabelecer uma centralidade para essa área aberta, o que também é reforçado pelo formato quadrangular da piscina.

Observa-se que a edificação é composta por paralelepípedos sobrepostos, que compõem os pavimentos da casa. Analisando a composição vertical da obra, percebe-se também que o piso superior foi recuado, a fim de compor uma fachada com um único pavimento aparente.


ree

Figura 36: Vista do pavimento rebaixado da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.

ree

Figura 37: Elevação Frontal da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


A fachada frontal está voltada para noroeste e portanto, pode-se observar que nenhum cômodo de longa permanência foi posicionado neste lado nos pavimentos térreo e superior. No piso térreo, as áreas voltadas para o jardim - e para leste - são abertas, criando espaços amplos e bem iluminados. Foi implantado também um pergolado coberto na entrada que possibilita o acesso de veículos para a garagem no andar inferior.

ree

Figura 38: Corte longitudinal e transversal da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


O pavimento superior é marcado pelo uso de uma “casca” de painéis fixos e móveis de madeira, estruturados por quadros metálicos. Os painéis são compostos por diversos retângulos de madeira intercalados por vãos. Com esse recurso, permitiu-se assegurar a entrada de luz e ventilação, além da privacidade dos ambientes.

ree

ree

Figuras 39 e 40: Vistas internas com foco na "casca" da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


A volumetria da estrutura, associada ao desenho dos painéis, bem como a relação entre edificação e vazio, corroboram com a formação de um design arrojado e espaçoso. Os vãos na “casca” compõem um desenho único com a entrada de luz, além de permitir uma boa comunicação visual entre o pavimento térreo e superior, juntamente com as passarelas largas e abertas.

Vale ressaltar que o uso predominante da madeira vem se mostrando uma tendência na construção civil e, quando corretamente aplicado e extraído, pode destacar-se como um recurso econômico e ambientalmente vantajoso.

ree

Figura 41: Vista da sala de estar da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


Juntamente à entrada, foi implantado um pergolado que dá acesso à garagem no andar inferior, que é subterrâneo. Entrando pela garagem, encontra-se um um hall e em seguida quatro dormitórios de serviço acompanhados por três lavabos. Mais a frente, há uma sala de estar de serviço e, à direita, uma escada e a lavanderia. Na parte posterior do pavimento, encontram-se algumas salas de depósito, uma área técnica e a segunda escada.

ree

Figura 42: Planta do pavimento inferior da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


Entrado pelo acesso de serviço, encontra-se à esquerda a guarita de segurança, acompanhada de uma copa e um banho. Já pelo acesso principal, há primeiramente um hall de entrada, à esquerda um lavabo e uma despensa, que dá acesso a uma ampla cozinha, seguida de mais uma despensa, uma copa e um local para armazenamento de louças, que fica logo em frente a uma das escadas. Seguindo pela direita, chega-se a sala de jantar, aberta para o jardim com a piscina e, mais a frente, uma sequência de três salas de estar. A primeira sala possui um teto duplo, aberto no pavimento superior. Ao lado direito das duas salas localizadas no braço mais extenso do L, está a adega e uma segunda escada, acompanhada por um espaço gourmet, aberto para uma varanda gourmet e mais uma despensa. Em seguida, há um lavabo, o salão de jogos com um depósito e, no fim do terreno, a academia e mais um lavabo.

ree

Figura 43: Planta do pavimento térreo da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.


Já no pavimento superior, partindo da escada no braço esquerdo, há uma área técnica, atrás do escritório. Em seguida, uma passarela com um jardim em um dos lados, voltado para a fachada frontal e uma abertura do outro lado, de onde é possível ver a sala no andar abaixo. Logo após, localiza-se uma sala de cinema, à sua direita um escritório e um lavabo. À esquerda, um corredor dá acesso às três suítes, cada uma acompanhada de um closet, além dos banhos. Ao final, fica a suíte master, acompanhada de dois banheiros master e dois closets master.

ree

Figura 44: Planta do pavimento superior da Residência GAF. Acesso em outubro de 2022.




referências:


Trabalho da Disciplina ACR113
Prof: Mateus Rosada
Belo horizonte, Outubro de 2022

Grupo:

ÁLVARO SOARES

BÁRBARA degon

BEATRIZ COUTO

inara pereira

larissa araújo

laura colmatti

 
 
 

Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page